O concelho de Alcoutim, incluindo Giões, tem diversos percursos assinalados que podem ser feitos a pé, de bicicleta ou BTT, fotografando ou fazendo observação da fauna e da flora em que esta região é pródiga.
A riqueza da diversidade da fauna e flora, proporciona aos entendidos verdadeiros momentos de prazer.
Explore a grande diversidade de espécies existente na zona, seja folheando o nosso manual de identificação de aves, seja com um guia experiente que lhe podemos recomendar.
Assim, é aqui que se pode usufruir de verdadeiros momentos de tranquilidade e comunhão com a natureza, acompanhados por uma gastronomia rica de variedades e sabores.
Esta região é extensa, diversificada, de planaltos e serras de xisto, com as suas típicas aldeias de casario branco e paredes de xisto e pequenos aglomerados populacionais chamados “montes”.
A paisagem é dominada pela esteva, que tem o seu ponto máximo na Primavera quando as suas flores pintam os campos de uma brancura sem fim, pelas amendoeiras, oliveiras, alfarrobeiras, azinheiras e figueiras.
Aqui, sendo uma zona essencialmente de criação de gado ovino e caprino, pode-se apreciar um dos maiores rebanhos de cabras da tradicional raça algarvia que, em conjunto com os rebanhos de ovelhas, partilham o espaço envolvente da aldeia muito próximo dos habitantes.
Existe também alguma produção de mel de grande qualidade e a caça é o desporto rei.
Apesar de Giões não se encontrar no destino por excelência do Algarve - as praias - é, no entanto, uma boa alternativa a quem aprecia o turismo de natureza e o contacto com a vida simples das gentes desta terra.
Junto à fronteira do Algarve com o Baixo Alentejo e com uma densidade populacional muito baixa. Está localizada num outeiro, entre serras, perto da ribeira do Vascão.
A sua existência remonta ao século XVI, altura em que conheceu uma grande prosperidade.
Alcoutim convida-nos a passeios descontraídos pelas suas sinuosas ruelas de calçada em xisto, descobrindo em cada canto a riqueza histórica e cultural desta vila como o Castelo de Alcoutim, a Ermida de Nossa Senhora da Conceição e a Capela de Santo António, entre outros.
Em Alcoutim pode-se fazer passeios de barco no Guadiana, canoagem, kayak e fazer a travessia de Espanha para Portugal na Tirolina, a maior da Península Ibérica e a única no mundo que é transfronteiriça.
Vale a pena visitar Mértola, conhecida pela sua riqueza arqueológica que remonta ao Neolítico. No Verão, para quem queira fugir à confusão do Litoral, tem excelentes alternativas como a Praia Fluvial do Pego do Fundo ou a da Tapada Grande.
Ao visitar a vila de Alcoutim, somos surpreendidos pela tranquilidade que nos é transmitida pelo serpentear do Rio Guadiana, que aqui serve de fronteira natural com Espanha. Na outra margem, de frente para nós, temos a aldeia espanhola de Sanlúcar de Guadiana, que poderemos visitar fazendo a travessia do rio nos barcos que diariamente fazem a ponte entre as duas povoações.